É o nome que se dá a cada grupo de 4 sons em que se divide a Escala Modelo de Dó Maior. A palavra Tetracorde vem do grego: Tetra= 4 e Corde = corda.
O 1º Tetracorde é chamado Inferior, por ser o mais grave, e o 2º, Superior, por ser o mais agudo. Cada Tetracorde contém 2 tons e meio, na seguinte ordem: 1 tom, 1 tom e 1 semitom. Entre um Tetracorde e outro, há um intervalo de 1 tom.
Reprodução das Escalas Maiores
É da Escala modelo de DÓ Maior, que se originam as outras escalas maiores. A primeira escala que aparece, é a de Sol Maior, porque o seu primeiro grupo de 4 sons é retirado do 2º Tetracorde da Escala de DÓ Maior.
Como cada Tetracorde contém 2 tons e meio ( 1 tom, 1 tom e 1 semitom), nota-se que o 2º tetracorde de Sol Maior, não está igual a 1º, em relação à disposição dos intervalos. Para igualar esta disposição, coloca-se um sustenido no VII grau, e teremos então, os dois Tetracordes iguais.
Observe-se que a Tônica da Escala de Sol Maior ( Sol ) é uma 5ª justa ascendente da Tônica da Escala de DÓ Maior ( DÓ ). O mesmo acontece na reprodução das novas escalas maiores com sustenidos, que se sucedem por 5ª justas ascendentes. Portanto, o 2º Tetracorde de cada escala que surge, será sempre igualado com a colocação de um novo sustenido no VII grau. Com este processo, originam-se todas as escalas maiores com sustenidos.