Para facilitar a leitura das notas escritas nas linhas suplementares superiores e inferiores, emprega-se a linha de 8ª, indicando que estas notas devem ser executadas uma 8ª acima ou abaixo.
Uma pequena linha vertical é colocada após a linha de 8ª, na última nota das que devem sr oitavadas, indicando que as outras, depois desta linha, são executadas no próprio lugar. Usam-se também as palavras italianas ” in loco ” no lugar.
Sinais de Repetição
São sinais que determnam a repetição de um trecho musical, ou repetição completa desde o princípio. Os sinais de repetição são os seguintes:
Ritornelo – é um travessão com dois pontos, sendo um acima e outro abaixo da 3ª linha, indicando que o trecho deve ser tocado duas vezes.
Quando numa peça se deseja repetir apenas um trecho, e este se encontra no princípio, no meio ou no fim, haverá dois Ritornellos, nos quais os pontos do primeiro se encontram à direita das barras duplas, e os do segundo à esquerda. O trecho compreendido entre os dois Ritornellos deve ser repetido.
Quando há dois Ritornellos, chama-se Ritornello Duplo.
Usa-se também o Ritornello para repetir 2 trechos
Expressões 1ª E 2ª Vez
Quando um trecho da música é repetido com terminações diferentes, usa-se indicar por meio de duas chaves com as expressões 1ª vez para a repetição e 2ª vez para finalizar.
Da Capo
Palavras italianas, quase sempre representadas pelas iniciais D.C., que significam que se deve voltar ao princípio da música.
Da Capo ao Fim
Usa-se esta expressão para repetir um trecho até encontrar a palavra Fim.
Al Segno (𝄋) Al Fine
Indica que se deve voltar ao ponto onde estiver o sinal 𝄋 e seguir até a indicação Fim
Sinal de Salto (𝄌)
Indica que o trecho colocado entre dois destes sinais não é executado na repetição.