Lenda da música brasileira, Rita Lee, falece aos 75 anos

A lendária cantora e compositora brasileira Rita Lee faleceu em 8 de maio de 2023, aos 75 anos, depois de ter sido diagnosticada com câncer de pulmão em 2021. Em comunicado divulgado por sua família nas redes sociais, eles anunciaram que ela faleceu em sua residência em São Paulo, cercada pelo amor de sua família. O público poderá prestar suas homenagens em seu velório, que será realizado no Planetário do Parque Ibirapuera, em 10 de maio, das 10h às 17h.

Rita Lee Jones, nascida em 31 de dezembro de 1947 em São Paulo, foi uma talentosa musicista que iniciou sua carreira nos anos 60, como integrante da banda Six Sided Rockers. A banda passou por várias mudanças de formação e eventualmente ficou conhecida como Os Mutantes, onde Rita foi uma membra essencial de 1966 a 1972. Os Mutantes combinavam ritmos psicodélicos e locais, o que os tornou famosos mundialmente, com famosos músicos como Kurt Cobain, David Byrne, Jack White e Beck sendo alguns dos seus maiores fãs. A banda foi uma parte integral do movimento Tropicália e participou de vários festivais que marcaram a época.

Depois de deixar Os Mutantes, Rita Lee seguiu uma carreira solo bem-sucedida, produzindo muitas músicas de sucesso como “Mania de Você”, “Chega mais”, “Doce Vampiro” e “Lança perfume”. Ela também colaborou com seu marido Roberto de Carvalho e formou o grupo Tutti Frutti, com quem gravou cinco álbuns. Eles se apresentaram no primeiro Rock in Rio em 1985.

Apesar do surgimento do rock comercial no Brasil nos anos 80, Rita permaneceu uma artista de rock popular, com álbuns como “Saúde” (1981) e “Rita e Roberto” (1985) sendo alguns dos seus mais bem-sucedidos.

Em 1996, ela sofreu uma grave lesão após cair de sua sacada enquanto estava sob o efeito de medicamentos. Ela lutou contra o vício em álcool e drogas, mas mais tarde se tornou defensora de causas ambientais e direitos dos animais. Ao longo de sua carreira, Rita Lee deixou uma marca indelével na música e cultura brasileiras, ganhando o título de “padroeira da liberdade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Rolar para cima